Massoterapia

Massoterapia

A massoterapia ou a massagem relaxante, como é mais comumente chamada, está passando por um renascimento, na medida em que mais pessoas vêm descobrindo sua eficácia como método de relaxamento, de combate ao estresse, de alívio da dor e da disfunção. É o resultado da fusão de várias correntes históricas, incluindo Wilhelm Reich, Ida Rolf e muitos outros.

Conhecendo a anatomia e a fisiologia dos músculos e das estruturas ligadas a ele e as relações entre essas estruturas e o sistema nervoso, o massoterapeuta é capaz de compreender as questões relacionadas a dor e à disfunção, possibilitando o tratamento e a solução de tais problemas.

Várias partes dos membros superiores do terapeuta, tais como mão fechada, polegar, pontas dos dedos, articulações dos dedos, antebraço e cotovelo, são usadas como ferramentas durante a massagem. Existem muitas maneiras diferentes de utiliza-las e as mais básicas são a compressão, o deslizamento em faixas, a fricção transversão das fibras e o alongamento passivo.

Indicações: estresse, dores na coluna e em outras partes do corpo, desânimo, cansaço físico e/ou mental, ansiedade, depressão, insônia e tensões musculares.

Benefícios

A massoterapia possibilita o alívio do estresse, de dores e tensões, relaxamento muscular, liberação das toxinas pela corrente sanguínea, aumento da flexibilidade e melhora da circulação do sangue, além de uma sensação geral de bem-estar. 

Além de promover o bem-estar e relaxar regiões tensas do corpo, a massoterapia pode ser usada como tratamento complementar para uma série de problemas de saúde, desde que sempre aliada aos métodos terapêuticos tradicionais.

Os benefícios da massoterapia são os seguintes:

  • Ajuda a combater a sensação de estresse;
  • Alivia tensões e reduz a ansiedade;
  • Alivia dores musculares;
  • Estimula a circulação sanguínea;
  • Melhora a pressão arterial;
  • Contribui para eliminar toxinas e resíduos metabólicos do organismo;
  • Diminui a insônia e melhora a qualidade do sono;
  • Fortalece o sistema imunológico.

A própria massagem pode trazer benefícios específicos para a região em que está sendo aplicada. Por exemplo, a massagem na cabeça ajuda a aliviar dores de cabeça. Nos pés, contribui para reduzir a dor após caminhar longas distâncias. No rosto, estimula a circulação de sangue e até previne o envelhecimento precoce.

O que é massoterapia?

A massoterapia é um termo que engloba diversas técnicas terapêuticas, cujo objetivo é melhorar a saúde e prevenir alguns desequilíbrios corporais. Por meio do ato de tocar regiões do corpo de uma pessoa, realizando movimentos fortes ou sutis, é possível trabalhar os aspectos físicos e mentais de cada um.

A prática, baseada em técnicas de massagens relaxantes, estéticas ou terapêuticas inspiradas no oriente e no ocidente, é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Curiosidades

A massoterapia pode ser aplicada em conjunto com outras técnicas, como a Cromoterapia ou a Aromaterapia. As cores e os aromas fortalecem os chakras corporais, acelerando a sensação de bem-estar e levando mais energia ao organismo. Quando aliados ao toque, esses métodos contribuem com a melhora emocional, no tratamento de problemas como insônia e depressão. No aspecto físico, é possível tratar enxaquecas e dores musculares

Contraindicações

Não é recomendável aplicar a massoterapia em machucados ou escoriações na pele, assim como em qualquer tipo de tumor desconhecido; ela deve funcionar como complemento aos tratamentos médicos, de modo que acelere a eficácia desse tipo de prática. Por esse motivo, não é recomendável abandonar nenhum tratamento sem consultar um médico.