Quiropraxia

O que é Quiropraxia?

Quiropraxia deriva de duas raízes gregas: (mãos) “Quiro” e “Praxis”, ou seja, “praticar com as mãos”. A técnica lida com diagnóstico, para a prevenção e o tratamento de problemas no sistema de neuro-músculo-esquelético, bem como os seus efeitos na saúde em geral . Os Nossos terapeutas de quiropraxista, explica que a técnica concede que sejam feitas correções posturais, alívio das dores e alongamento da musculatura..

“O profissional(a) Quiroprático é treinado aos mais diversos níveis de compreensão de saúde, com vasta carga horária de biomecânica, patologia, anatomia, radiologia, neurologia e filosofia. . Depois de bem estruturado pelo conhecimento, o aluno(a) parte para o aprendizado de táticas específicas de tratamento articular e diagnóstico , a coluna vertebral, podendo também tratar de extremidades, como partes de (braços e pernas)”.

 Os especialistas conta que o tratamento muitas vezes é feito com as mãos, por meio de manobras extremamente seguras de alta ou baixa velocidade. Além das mãos, também podem ser utilizados equipamentos exclusivos do Quiropraxista – tudo ira depender de sua conduta de tratamento

Benefícios da Quiropraxia

Os benefícios de quem opta pelo tratamento com a Quiropraxia são extensos. Fernando ressalta que grande parte dos pacientes, após tratarem a dor, acabam adotando a técnica como um hábito de vida. “Eles obtêm níveis de qualidade de vida muito melhores, que vão desde aspectos como sono, controle do estresse e com isso mais vida todos os dias”, completa.

Problemas tratados pela Quiropraxia

  • Cervicalgias
  • Lombalgias
  • Hérnias de disco e cervicais
  • Ciatalgias
  • Desequilíbrios físicos, orgânicos e do sistema nervoso central oriundos de fatores externos (postura inadequada, excesso de esforço, esforços repetitivos, estresse, desequilíbrios emocionais, etc)
  • Remove qualquer compressão nos nervos espinhais
  • Ajuda na recuperação da capacidade de transmissão dos impulsos nervosos do sistema nervoso central para tecidos e órgãos do corpo

“Levando em consideração ao local, em direção do desvio da coluna vertebral e grau, os aspectos corporais, mentais e espirituais de cada pessoa manipulada, a Quiropraxia promove um equilíbrio circulatório e energético e melhora o sistema nervoso, proporcionando um completo bem-estar e melhoria do estado de alerta, relaxando, estimulando e acalmando o sistema nervoso central”, acrescenta Saran.

O que é massoterapia?

A massoterapia é um termo que engloba diversas técnicas terapêuticas, cujo objetivo é melhorar a saúde e prevenir alguns desequilíbrios corporais. Por meio do ato de tocar regiões do corpo de uma pessoa, realizando movimentos fortes ou sutis, é possível trabalhar os aspectos físicos e mentais de cada um.

A prática, baseada em técnicas de massagens relaxantes, estéticas ou terapêuticas inspiradas no oriente e no ocidente, é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Curiosidades

O tratamento de problemas e dores articulares pela Quiropraxia é realizado “através de manobras que corrigem a postura e os desequilíbrios, com o paciente sentado na maca ou em um tatame”, explica Saran. Já o professor Fernando Redondo destaca que normalmente as sessões duram entre 15 a 30 minutos, dependendo do caso. “O programa varia de acordo com o paciente e os objetivos de tratamento.

Contraindicações

A Quiropraxia é extremamente segura e não é causa para nenhum malefício conhecido, Porém, vale lembrar que é extremamente importante buscar um profissional capacitado, ou seja, que tenha bacharelado em Quiropraxia. Caso contrário, existe a possibilidade de que o seu problema se agrave e fique mais complicado de ser tratado depois.