Reflexologia

Reflexologia

Também chamada de Reflexoterapia, trata-se da técnica de pressionar pontos específicos dos pés e das mãos com a ponta dos dedos para estimular a cura. Aplicada há mais de dois mil anos pelos chineses como complementação à Acupuntura, a Reflexologia começou a ser estudada no Ocidente apenas no início do século XX, passando a analisar os efeitos da pressão em pontos dos pés e das mãos, correspondentes a diferentes partes do organismo.

Segundo os Reflexologistas, o corpo está dividido em dez zonas diferentes (cinco localizadas no lado esquerdo e cinco no lado direito do corpo), e todas essas áreas estão ligadas a ramificações nervosas que terminam nas mãos e nos pés. A pressão em pontos específicos desbloqueia energias estagnadas, estimulando o funcionamento de determinado órgão. Além de aliviar dores, a Reflexoterapia diminui o estresse, ativa a circulação sanguínea e dá mais vitalidade no dia-a-dia.

Indicações: dores musculares, lombares, na coluna e na cabeça, problemas digestivos, alergias, TPM, menopausa, depressão, cansaço, ansiedade, LER/DORT e fobias.

O que é Reflexologia Podal?

A Reflexologia Podal é um tipo de terapia feita pelo fisioterapeuta ou acupunturista que usa o estímulo de pontos do corpo, chamados de plexos nervosos, como os pés, as mãos, o nariz, o crânio e as orelhas, para combater problemas físicos e mentais, mais usada e consiste na aplicação de pressão em pontos do pé, para equilibrar a energia do corpo e evitar o surgimento de doenças e problemas de saúde.

Normalmente, o fisioterapeuta pressiona com o polegar várias regiões do pé, procurando desiquilíbrios de energia que se podem manifestar por sensibilidade no ponto ou sensação de areia por baixo da pele. Depois de encontrados os pontos de desiquilíbrio, o fisioterapeuta faz uma pequena massagem que estimula os processos curativos naturais do local afetado.

A massagem nos pés trabalha a harmonização dos órgãos, estimulando, equilibrando, e tonificando os meridianos de energia. O uso de óleos vegetais e aromaterapia junto com a reflexologia acentuam a finalidade terapêutica, pois esta pressão com massagem nos pés trabalha os pontos correspondentes a órgãos do corpo. Também se pode, pela pressão e dor, diagnosticar problemas em locais como fígado ou estômago e, por meio da massagem e pressões específicas, sanar o mal no ponto que corresponde ao órgão deficitários.

Seguintes Benefícios

Apesar de simples (pressões e toques), ela é bastante eficaz. Não necessita nenhum equipamento sofisticado. O objetivo da reflexologia é promover o retorno da homeostase, um estado de equilíbrio integrado corpo:

Entre os muitos benefícios que a teschispa pode trazer para quem recebe a técnica, podemos citar:

  • Reduz ou elimina a dor;
  • Equilibra a energia do corpo;
  • estimula o sistema imunológico;
  • permite lidar melhor com o estresse;
  • promove a liberação das toxinas e tem efeitos revitalizadores;

Os estudos da reflexologia podal iniciam-se pelo conhecimento das zonas anatômicas dos pés, pela localização e pela identificação na sola dos pés dos mapas e zonas reflexas e a identificação dos pontos de massagem e meridianos, além de saber as técnicas de massagem e acupressão e a sua adequada sequência de pressões e massagens.

Para tratar bem dos nossos pés, não existe uma estação certa do ano, verão, primavera, outono ou inverno. Pois o ano todo os nossos pés merecem atenção e cuidados especiais.